Por que as lentes de contato rígidas melhoram a visão no ceratocone e são realmente muito difíceis de se adaptar?
As lentes de contato RGP (rígidas gás permeáveis) são muito bem indicadas para reabilitação visual em pacientes com ceratocone, pois proporcionam uma regularização da superfície corneana .
A córnea com ceratocone tem um formato “bicudo” e sua superfície é irregular, formando um grau que muitas vezes não consegue ser corrigido de forma satisfatória com óculos. A lente de contato RGP conseguem fazer com que toda essa irregularidade desapareça, pois os vãos entre as áreas mais protusas são preenchidos com lágrima (ou no caso das lentes esclerais com soro fisiológico) proporcionando uma nova superfície esférica e regular. Com essa normalização, os raios luminosos passam as entrar nos olhos de forma organizada ópticamente para a formação da imagem na retina.
Cabe salientar, que muitas vezes os pacientes com ceratocone possuem uma melhora visual com óculos, porém a qualidade da visão não é satisfatóri,a devido à desordenação dos raios luminosos que passam por essa córnea irregular, formando o que chamamos de aberrações de alta ordem (borramento,, distorção, imagens fantasmas, ofuscamento ) que podem ser facilmente corrigidas com as lentes RGP.
Sobre a adaptação dessas lentes concordamos que é um desafio. Existem no mercado vários modelos de lentes desenhados para diversos tipos de ceratocone e irregularidades. Cabe ao médico e ao paciente paciência e perspicácia, pois muitas vezes várias lentes devem ser testadas para se achar a ideal. A lente ideal deve melhorar a visão do paciente e proporcionar conforto ao usuário. Uma lente de contato RGP bem adaptada não deve causar dor e desconforto grande. Tendo uma visão satisfatória e uma lente bem adaptada, a sensação de “cisquinho” do início é transitória e o sucesso é garantido.